LAVA-TE EM SILOÉ!
--------Em João 9:11 está escrito: “Jesus fez lodo, untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé e lava-te. Então, fui, lavei-me e estou vendo”. Os religiosos, escribas e fariseus, procuravam um motivo para matar Jesus, porém, por estarem nas trevas, não percebiam que isso também era pecado.
Por serem cegos e não verem que matar era um pecado grave, Jesus Se dirigiu a eles e disse: “vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade” (João 8:44).
--------O diabo na verdade é o autor de toda a idéia de homicídio. Ele não está na luz, ele está integralmente em trevas. Já Cristo é luz, o oposto de satanás. Jesus falando tais palavras objetivava não somente expor totalmente aqueles religiosos, mas também desmascarar a satanás dentro deles.
Por exemplo, os judeus achavam que o adultério de uma mulher era um pecado, mas não percebiam que seu desejo de matar Jesus também era um pecado. Ao mostrar-lhes isso, Jesus disse-lhes que eles não guardavam Sua Palavra por não serem de Deus.
--------Em resposta, os judeus usaram sua tradição religiosa, alegando serem filhos da Abraão e acusando Jesus de ser um endemoninhado. Porém, havia ali, um cego de nascença que foi curado por Jesus. Na época se entendia que alguém nascia cego por causa do pecado, mas para Jesus isso era uma oportunidade para que se manifestasse o poder de Deus.
--------Para essa cura, Jesus fez algo estranho; cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou aos olhos do cego. A saliva representa Sua Palavra e Sua natureza divina. A terra representa a natureza humana. Portanto, em Jesus há uma mescla da natureza divina com a humana e por isso lhe foi possível curar o cego. Mas, ainda era preciso que o cego se lavasse no tanque de Siloé. Siloé significa enviado. Sabemos que o primeiro enviado foi Jesus, que escolheu os doze apóstolos.
--------Isso significa que a Palavra de Deus opera em nós Seu poder curador e purificador quando nos é aberta, quando recebemos revelação sobre ela. Precisamos clamar ao Senhor que nos revele Sua Palavra!