segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010


TUDO QUE TEM VALOR TEM PREÇO

Deus tem um coração de Pai e, por isso, se preocupa com o sofrimento de todos. Há tantos que vivem abatidos, sem forças e sem capacidade para lutar e prosseguir, cansados de tudo. Chegam a preferir a morte a continuar vivendo, uma vez que a vida nada lhes reserva de agradável e viver tornou-se para eles um peso e um terror, sem paz e alegria. Talvez você hoje esteja se sentindo assim, ou já tenha passado por isso. Essas são trevas que, mais dias ou menos dias, nos envolvem, nós querendo ou não. Quando menos se espera, a desgraça se abate sobre nós e quase sempre vem em momentos que não deveriam vir, momentos em que estamos despreparados para suportar e para agir segundo a instrução divina.
Com certeza há saída e esperança! Precisamos urgentemente voltar o nosso coração para Deus, o nosso Pai de amor. Ele é a Rocha, a Fortaleza, o Socorro bem presente nas tribulações. Ele é a Força para a nossa fraqueza, o Alento para o nosso desânimo, a Vida para nossas mortes. Onde há sofrimento e tristeza há também um propósito divino e maravilhoso! Podemos ilustrar essa verdade assim: “o sofrimento é a etiqueta de preço que Deus colocou nas coisas de grande valor”.
Quando a dor e o sofrimento chegam, podemos escolher ignorá-los, racionalizá-los, negá-los, ou aceitá-los e suportá-los através do sentimento constante de tristeza. Somente pela aceitação de nossos sofrimentos é que podemos colher bons frutos da angústia. Somente pela interiorização de nossa tristeza é que experimentaremos mudanças duradouras, alegria infinita e verdadeira redenção.
O Senhor Jesus foi um homem de dores e que soube o que é padecer (leia Isaías 53:3). E, apesar de Ele ter experimentado profunda aflição aqui na terra, nunca sucumbiu diante dos sofrimentos. Pelo contrário, Ele os elevou a um plano mais alto, ao plano dos propósitos divinos, redimindo a criação e a humanidade através de Seu sofrimento. Ser um cristão significa carregar a cruz nas pegadas de Jesus; é sofrer e lamentar até que a mudança e a alegria cheguem. Portanto, o evangelho que oferece somente alegria e prosperidade é falso, pois Deus nunca prometeu isoladamente isso!
Ser cristão é desapegar-se do mundo para apegar-se às coisas divinas, e essa transposição, por um período, causa sofrimento e aflição. Foi por isso que Jesus nos disse: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16:33).